Recomendações para esta semana e a outra...

Na quinta-feira é dia de me pôr a andar daqui para fora, Roma é o destino (vivam as low-costs!). Mas antes, algumas recomendações musicais para quem quiser:

# Demiurg - The Hate Chamber
# Finntroll - Jaktens Tid
# Tom Waits - Bone Machine & Raindogs
# Emanuel Casimiro - Vários Êxitos do Rei do Power Pimba
# Cult Of Luna - Eternal Kingdom
# The Firstborn - The Unclenching of Fists
# Diabolical Masquerade - Nightwork
# Dan Swanö - Moontower
# Mayhem - De Mysteriis Dom Sathanas
# Secret Chiefs 3 - Xaphan
# Hellhammer - Demon Entrails
# Fantomas - Director's Cut
# Devil Doll - Sacrilegium & The Girl Who Was...Death!

"Se comeres o Nestum, a mãe compra-te um Spectrum...Ou até talvez mais que um!"

Programa #10

Bem, visto que esta semana tem sido um rodopio com malas e viagens e papéis, só hoje pude acertar a playlist do programa.

#1 Emperor - Thus Spake Nightspirit (Anthems To The Welkin At Dusk, 1997)
#2 Satyricon - Skyggedans (Dark Medieval Times, 1993)
#3 Tormentor - Elisabeth Bathory (Anno Domini, 1988)
#4 Hellhammer - Third Of The Storm (Satanic Rites, 1983)
#5 Venom - Warhead (Single Edition, 1984)
#6 Burzum - Ea, Lord of the Depths (Burzum, 1992)
#7 Bathory - Dies Irae (Blood Fire Death, 1988)
#8 Celtic Frost - Dawn of Meggido (To Mega Therion, 1985)
#9 Mayhem - Freezing Moon (De Mysteriis Dom Sathanas, 1994)
#10 Samael - Into the Pentagram (Worship Him, 1991)

Um miminho em low-production, para ouvir aqui.

Demiurg

E porque não fazer death-metal há moda antiga em 2008?

É assim mesmo que funcionam os Demiurg. Formados em 2006 na Suécia, os Demiurg contam com algumas "estrelas" no seu alinhamento: Roger "Rogga" Johansson (voz, guitarras), Dan Swanö (bateria, teclados), Johan Berglund (baixo), Ed Warby (bateria) e Pär Johansson (voz).


Depois de lançarem Breath of the Demiurg no ano passado, não esperaram muito para lançarem um novo registo: The Hate Chamber é o novo álbum de originais.

Embora ameace tornar-se repetitivo, as faixas seguem-se umas às outras com uma produção de topo, com uma brutalidade imensa e intensa (a fazer lembrar uns Entombed mais duros e os Bloodbath de "Nightmares Made Flesh"). É um registo poderoso e forte, que à primeira toada faz-nos querer abanar a cabeça incessantemente. Ed Warby mostra porque é que um dos bateristas de topo e mais em forma na cena actual. Vale a pena dar uma escutadela, com muita atenção.

Brutalidade seria um nome bem aceitável para este álbum. Vai com certeza figurar em muitas listas dos melhores do ano - inclusivé na minha.

Programa #10

Clássicos de Peso para todos os gostos. O Black Metal em revista no próximo programa.

Os clássicos, porque sim. Em low-production, como se exige.

Domingo, às 18h em www.radiozero.pt
A playlist vem depois e o podcast também.

The Firstborn - The Noble Search

Os The Firstborn, de Lisboa, já têm música nova para 2008. O álbum chamar-se-à The Noble Search e sucede ao excelente álbum de estreia The Unclenching Of Fists (e a uma demo de 1996, The Awakening Of Evil, ainda como The Firstborn Evil).


Ao black-metal que praticam, juntam também elementos de música oriental e outros elementos ambientais. Experimentar e arriscar são palavras de ordem para os Firstborn.

Para já, a banda está à procura de uma editora que lance o álbum para os escaparates, sendo assim desconhecida a data de lançamento do novo registo.

A avaliar por Bliss, a faixa disponibilizada no myspace da banda, do novo álbum só podemos esperar o melhor (mais uma vez): muita inspiração e muito boa música. Esperemos que a procura de editora não se alongue por muito mais tempo e que The Noble Search veja a luz do dia rapidamente :).

Mais uma playlist

Esta semana tenho andado a rever alguns clássicos e outras coisas novas. Adorei o novo álbum de Cephalic Carnage [Xenosapien], é simplesmente fantástico, ainda que possa deixar a desejar em relação ao Lucid Interval...Mas eles são uma banda do outro mundo!

Aqui fica então:

#Emperor - Anthems To The Welkin At Dusk
#Cephalic Carnage - Lucid Interval
#Cephalic Carnage - Xenosapien
#Impaled Nazarene - Ugra Karma
#Arzachel - Arzachel (prog rock dos anos 70 com o Steve Hillage, dos Gong entre outros)
#Morbid Angel - Altars of Madness
#Morbid Angel - Domination
#Hardingrock - Grimen
#Hellhammer - Satanic Rites


E ainda ficámos a saber que o Lagoa Burning Live acabou de levar um grande abate: "
A Organização do LBL 2008 anuncia que as bandas ANGRA, W.A.S.P. , EPICA, SOILWORK, FINNTROLL, ANCIENT RITES, DARK MOOR, LEAVE´S EYES e MAGIC KINGDOM não farão parte do Line-Up do Festival como havia sido previamente anunciado. A organização lamenta este facto mas por motivos externos à mesma não será possível contar com estas bandas."

Soilwork e Finntroll eram bandas que aguardava com muita expectativa...Fica para uma outra vez. Carreguem aqui para várias informações sobre o LBL 2008.
Esperamos contar com as mesmas em futuras edições do festival."

Pérola da Semana: Opeth - Windowpane

É assim que se transforma uma excelente música, num bailado latino em tom progressivo, totalmente feito num órgão Casio.


Mensagem #50

A mensagem #50 chegou para...nos dar sono a todos.

Robert Rich é um compositor/músico que se diverte desde os anos 80 a fazer música para nos fazer dormir. Literalmente.


A música de Rich nunca fica abaixo das 2 horas por faixa e são, muito basicamente, enormes devaneios experimentalistas para tentar perceber de que forma a música afecta o comportamento e o sono das pessoas. Os seus concertos para o sono chegam a demorar nove horas e passa por várias fases, em que se estuda a disposição, comportamentos e atitudes do público, o qual é convidado a pernoitar no sítio do concerto com sacos-cama trazidos de casa.

A sua discografia é provavelmente a mais longa do mundo em termos de duração.

Curiosidades, carreira e vida do senhor nos seguintes locais: Site e Wiki

Morbid Angel

Esta semana não há programa novo, esta semana ando ocupado com estudo até às orelhas, esta semana foi terrível. Mas nem por isso parei de ouvir outras coisas.

Tenho feito umas "viagens no tempo" e, esta semana, parei nos EUA em 1983. Foi aí que surgiram bandas importantíssimas para o death-metal tal como o conhecemos hoje em todas as suas formas. De Obituary, passando por Atheist e culminando em Morbid Angel.
E faltava falar no blog dos Morbid Angel. Mas os Morbid Angel dos primeiros 12 anos, em que (re)inventavam o metal álbum após álbum, em que David Vincent pensa o que escreve e tem algo a dizer nas suas letras, em que os Morbid Angel pensavam o metal.


Nesses doze anos fizeram-se cinco álbuns, todos únicos e valiosos, todos peças únicas. Sem dúvida que o que salta mais à vista é Domination. Melhorias na produção, na voz, nos instrumentos. É um álbum tão bom e diferente que muitos músicos admitem usar "riffs à la Domination". E sem David Vincent não teríamos growlers como temos agora: graves, doentios, fortes. E inesquecíveis.
É também verdade que à primeira audição, Domination é um álbum ainda difícil (não como Altars of Madness ou Blessed Are The Sick), pois é old school q.b. Mas tudo isto faz parte do constante processo de reinvenção e pensamento de todo um estilo, que viria a dar origem a muitos estilos e seria inspiração para todas as bandas vindouras.


Aquilo que os Morbid Angel fizeram pelo mundo da música é inegável. E porventura inigualável. O death metal pode ter sido pensado por bandas como os Hellhammer, Mercyful Fate, ou King Diamond, mas os Morbid Angel levaram esse estilo ao rubro tanto a nível musical como a nível lírico.
O último álbum data já de 2003, mas para o presente ano a banda tem já marcada uma série de datas em vários festivais de Verão. Portugal (ainda) não é uma passagem, mas esperemos que se lembrem de dar cá um saltinho. E que um álbum saia para os escaparates rapidamente.

Repetição

Infelizmente esta semana vou ter que me ausentar mais cedo que o costume, pelo que no domingo não haverá um programa novo, mas sim a repetição do Programa #1, um especial versado nas origens do metal.

Further info aqui e aqui.

Domingo, às 18h em www.radiozero.pt!