Head Control System

Ainda não sei como é que deixei passar esta dupla ao lado, nos idos de 2006.

Os Head Control System são uma dupla de metal alternativo constituída por Kristoffer Rygg e Daniel Cardoso. Se Kristoffer Rygg dispensa apresentações - Ex-Arcturus, Ex-Borknagar e actualmente nos Ulver, é também conhecido por Garm - o mesmo talvez não se possa dizer de Daniel Cardoso. Bem, pelo menos para os mais desatentos. Daniel tem apenas 27 anos, mas no seu currículo apresenta já inúmeras participações como produtar, baterista, vocalista e guitarrista. Foi ele o baterista dos lisboetas SiriuS, que chegaram a assinar contrato com a Nuclear Blast.

Nos Head Control System, Daniel Cardoso assume o papel principal: é multi-instrumentalista, produtor e escritor. Kristoffer Rygg dá voz às excelentes músicas, de uma forma sempre característica, igual a ele próprio - é dos vocalistas mais versáteis no metal actual. As influências de Meshuggah e Tool são facilmente perceptíveis, ainda que escondidas debaixo de uma estrutura e maneiras de tocar próprias. Vale a pena escutar até a cover que a banda fez de "Kiss From a Rose", o hit de Seal.


Ainda vão a tempo de ouvir este disco, o facto de ser bastante crossover torna-o ligeiro e intemporal. As músicas são fáceis de ouvir e são bastante agradáveis. E depois, depois temos Garm a cantar e um dos músicos mais talentosos da presente geração em Portugal.

Banda do Casaco

Freak-folk em português dos anos 70, de língua afiada e com o Rao Kyao e o Carlos Zíngaro?


São dois para a mesa do canto faxabor. Com reminescências de uns Comus ou uns Renaissance. Cantado na língua de Camões!

Programa #11

Cá está a playlist do programa #11:

E foi esta a playlist do último domingo:

#1. Impaled Nazarene - Soul Rape (Ugra Karma, 1993)
#2. Bolt Thrower - War Master (War Master)
#3. Morbid Angel - Where The Slime Live (Domination, 1992)
#4. Morbid Angel - Damnation (Altars Of Madness)
#5. Deicide - Worthless Misery (Till Death Do Us Part, 2008)
#6. Soilent Green - Cold-Steel Kiss (Sewn Mouth Secrets)
#7. Cephalic Carnage - Lucid Interval (Lucid Interval)
#8. Cephalic Carnage - Megacosm Of The Aquaphobics (Xenosapien, 2007)
#9. Hellhammer - Demon Entrails (2008, compilação)
#10. Orphaned Land - Halo Dies (The Wrath Of God) [Mabool, 2007]
#11. Ragnarok - Gamhaid (Domgeorn)
#12. Zimmers Hole - Fista Corpse (When You Were Shouting At The Devil, 2007/8)

Perdoem a minha inclinação para alguns clássicos, mas há momentos imperdíveis

Atenção, não é o de dia 25, esse ainda virá, mas sim o da semana passada, dia 18.

Cá está ele, é só clicar.

Todos os domingos, às 18H, em www.radiozero.pt

Bloodbath - Soul Evisceration (The Wacken Carnage)

Para quem não sabe, dia 2 de Junho sai para os escaparates The Wacken Carnage, o primeiro e até agora único registo ao vivo dos Bloodbath. O concerto foi filmado no Wacken de 2005 e só agora é editado via Peaceville. Fica aqui um avanço e também a setlist:

1. "Intro"
2. "Cancer of the Soul"
3. "So You Die"
4. "Soul Evisceration"
5. "Ways to the Grave"
6. "Ominous Bloodvomit"
7. "Like Fire"
8. "Bastard Son of God"
9. "Breeding Death"
10. "Outnumbering the Day"
11. "Brave New Hell"
12. "Furnace Funeral"
13. "Eaten"


O meu já está encomendado.


Regresso de Roma

Vertigens e turbulências à parte, Roma é uma cidade espectacular. Ali respira-se cultura, religião e acima de tudo boa comida (provem panini, não são os cromos, é comida da boa).

Foram vários os espaços em que a música dava o tom ou a música soava bem. É o país dos Lento, dos Ufomammut, dos Museo Rosenbach. É um país que contribui e contribuiu para todo o universo musical do mundo actual. Do rock progressivo dos anos 60 e 70, ao jazz, até ao stoner rock e ambience. Espaços como o Circolo degli Artisti em muito contribuem para este ambiente musical fervilhante.

Estando em Roma, mesmo por cinco fugazes dias, ajuda a perceber toda a necessidade de expelir de alguma forma todas as ideias geniais que crescem na cabeça dos artistas. Ouvir música em Roma (e digo só em Roma, porque ainda não estive noutro sítio de Itália) faz todo o sentido e com um sentido diferente.


Foram várias as coisas que ouvi durante a semana: revi o tal rock progressivo, de Museo Rosenbach a Manfredd Mann com a Earth Band, passando por Focus e Renaissance. Mas gostei especialmente de ouvir Beatles, Opeth e Emperor no Vaticano. Sim, ouvir metal e a banda que se diz maior que Jesus em pleno expoente máximo da Igreja e da sua opulência pareceu-me óbvio. E foi exactamente o que fiz. Teve piada.

Gostei de Roma, vão lá quando puderem, conheçam a sua cultura. E a sua comida e a sua música: há muito boa música a sair - e que já saiu - de lá e de toda a Itália. Há também pequenas lojas de cd's que têm coisas muito baratas: cd's de Black Sabbath, Nick Drake ou Tom Waits por apenas 11€, preço impensável em Portugal. E visitem o Circolo degli Artisti, é um dos espaços mais interessantes que conheci.


Itália é um belo país.

Programa #10

Não se esqueçam de re-ouvir os clássicos da semana passada enquanto não chega o próximo domingo!

Um miminho em low-production, para ouvir aqui, em podcast.




Liperske IV - é já este fim de semana!

Naquela que será a quarta edição do festival, os ThanatoSchizo celebram o lançamento do quarto álbum de originais, a re-edição de luxo de Schizo Level (pela mexicana Sun Empire Productions) e também o seu 10º Aniversário. Parabéns à banda pela excelente carreira.


A entrada é gratuita. Saibam mais sobre o Liperske aqui.

Lagoa Burning Live Festival 2008

Depois de recentemente ter criado alguma polémica com o cancelamento massivo de 10 bandas de uma só vez, eis que o Lagoa Burning apresenta o cartaz para a edição deste ano. Tal como já havia sido anunciado, Ratos de Porão, Kalashnikov, Renno e Tarântula são as novas confirmações - sendo que os primeiros vão mesmo ser cabeças de cartaz.

Podem acompanhar toda a situação - bem como saber informações respeitantes ao festival e aos bilhetes - em www.lagoaburninglive.com

Aqui fica o cartaz apresentado ontem pela organização (ainda não está fechado!).


VBS TV - True Norwegian Black Metal

A VBS TV é, como o próprio nome indica, uma TV online. Os conteúdos variam entre música, cultura em geral e notícias.

Entre variadas peças, é possível ver um documentário em cinco pequenas partes sobre o Black-Metal Norueguês, intitulado de True Norwegian Black Metal [recomendadíssimo].

No documentário, a figura central é Kristian Espendal, ou Gaahl, vocalista dos polémicos Gorgoroth (que vão estar em Portugal, no Lagoa Burning Live Festival). Alvo de várias acusações de violência e satanismo, neste documentário, somos convidados a entrar na casa de Gaahl e a conhecê-lo um pouco melhor: os seus hábitos de eremita, as suas ideologias, o seu gosto refinado por vinhos, bem como ouvi-lo a ele e a outros que o rodeiam falar das suas polémicas.



No fundo, é um documentário que tenta mostrar o lado mais humano de alguém "que foi desumanizado pela sociedade" (palavras do próprio). Além de bastante interessante do ponto de vista pessoal, tem também belíssimas imagens da beleza rara que compõe a Noruega.

Não percam. A ver aqui.

Heavy Metal in Baghdad - Acrassicauda

Heavy Metal no Iraque? Quem diria?

Um documentário sobre o heavy metal num dos sítios mais perigosos do mundo.



Como será tocar debaixo de bombas?