O primeiro death-grunt

É difícil dizer quem criou efectivamente o death-grunt. Muitos defendem que foi Tom G. Warrior, outros falam de Martin Van Drunen ou inevitavelmente de Jeff Becerra. Mas ninguém se lembra deste senhor, Jalacy J. Hawkins, também conhecido como Screaming Jay Hawkins.

Hawkins nasceu em Cleveland, a 18 de Julho de 1929 e morreu em Paris a 12 de Fevereiro de 2000. Inspirado na imagética e todo o universo lírico e também sonoro da magia negra africana, Hawkins era uma daquelas vozes enfeitiçadas e capaz de enfeitiçar, de uma forma única. Começou com "I Put A Spell On You" (1958) e só parou quando a morte chegou, com "Have I Got Blues For You" (2000).
Hawkins foi um daqueles artistas que marcou a diferença desde o início, precisamente com "I Put A Spell On You". É nesse álbum - e mais especificamente em alguns sons que Hawkins produzia com a sua garganta - que terá surgido a maior fonte de inspiração para o death-grunt, ou pelo menos para um grunt mais primitivo.

Hawkins viveu certamente à parte de toda esta teoria, mas ainda assim há que lhe atribuir o mérito de abrir novas portas e novos horizontes vocais. E há que lhe dar o mérito de escrever músicas tão boas como "I Put A Spell On You" (no vídeo) ou "Portrait Of A Men", só para citar duas. É uma voz essencial e inesquecível. Única, como só ele era capaz.

"I'd come out in a Scottish kilt, and I'd have these two small Carnation milk cans hanging off my chest, like tits. I sang 'Mama He Treats Your Daughter Mean' and the cans would be jiggling all over the place. Ruth Brown came to see me. She said, 'This is the only bitch who can sing my song better than me.'"


Programa #27 - especial power-ballads (Parte II)

Chegou com atraso de uma semana este especialíssimo do Música de Peso. Mas chegou e era o que todos queríamos. A playlist, para já, ainda não está elaborada, mas o programa já se pode ouvir. O download pode ser feito aqui, no link salvador.


Fim-de-semana sem programa

Este fim-de-semana, o Música de Peso nao irá para o ar, nem na Zero, nem na Douro FM.

Na Zero, o motivo prende-se com o facto de a Rádio ir cobrir o festival de art-radio, RadiaLX, levando a uma total suspensao da grelha entre os dias 20 e 29 de Setembro. Na Douro FM o motivo tem simplesmente a ver com a minha mudança para Getafe o que me tirou todas as hipóteses de gravar - quer na rádio, quer em casa.

A partir da próxima semana, tudo estará normalizado.

Berço Fest 2008

No próximo fim-de-semana realiza-se em Guimarães a primeira edição do Berço Fest. Este festival conta com vários valores nacionais, como os Gwydion, Seven Stitches, Switchtense ou ThanatoSchizo e com os britânicos Ravenage. A entrada para o certame é de apenas 10€.


Programas em atraso - download

Enquanto não posso ir a Lisboa fazer podcasts (ou enquanto não suborno alguém para os fazer por mim), aqui ficam os links para fazerem download de alguns programas:

Programa #20 - playlist
Programa #22 - playlist
Programa #23 - playlist
Programa #24 - (sem playlist disponível)
Programa #25 - (sem playlist disponível)

O Caos Emergente começou hoje!

Infelizmente o Caos Emergente perdeu um dos seus maiores atractivos: os irlandeses Primordial não vão estar presentes - devido ao estado de saúde do seu baterista - deixando assim alguns fãs de água na boca, uma vez que era um dos regressos mais esperados deste ano. Mas ainda há Nile, Onslaught, Skyclad, Belphegor, Grave e muitos, muitos outros.

Sexta 12 Setembro | Friday 12th September
[Inicio / Start: 17H]

TARANTULA [pt]
BIZARRA LOCOMOTIVA [pt]
HORNA [fi]
SKYCLAD [uk]
BIOMECHANICAL [uk]
PUTREFY [uk]
OBLIQUE RAIN [pt]
ANGRIFF [pt]
B.I.V.L. [fr]
ENCEPHALON [pt]
DAEMOGORGON [pt]

Sábado 13 Setembro | Saturday 13th September
[Inicio / Start: 16H]

BUKKAKE RIOT [jp]
PRIMORDIAL [ir]
NILE [us]
GRAVE [se]
BELPHEGOR [at]
SUBCAOS [pt]
GROG [pt]
DEMON DAGGER [pt]
LUX FERRE [pt]
BETWEEN THE FROST [es]
CONFRONT HATE [pt]

Domingo 14 Setembro | Sunday 14th September
[Inicio / Start: 14H]

ROOT [cz]
DISCHARGE [uk]
ONSLAUGTH [uk]
NASHGUL [es]
THE FIRSTBORN [pt]
DESIRE [pt]
PAINSTRUCK [pt]
TESSERACT [uk]
MOONFOG [sk]
MOLESTIA [pt]
SQUARE [pt]

Compilação de stoner-rock disponível para download gratuito

Já está disponível para download gratuito o 8º volume da compilação de stoner-rock da autoria do site stonerrock.org.

Com dois discos e 24 músicas de bandas de todo o mundo no total, esta colectânea chama ainda mais a atenção pela presença de uma banda portuguesa: os Black Bombaim, de Barcelos, com o tema 68' Camaro.



Um cheirinho do programa que aí vem...

...e um personal favorite. Peço desculpa por não ser o vídeo oficial, mas não o consegui mesmo encontrar.


Entrevista de Peso com Rune Folgerø (Atrox)

Rune Folgerø é mais do que uma pessoa do Norte com um nome estranho que habita no Norte da Europa (mais exactamente na Noruega). Rune é também o responsável pelas vozes e samplagens na banda de avant-garde metal Atrox, desde que a antiga vocalista Monika Edvardsen abandonou a banda - logo após a gravação do álbum Orgasm - levando a uma mudança drástica na sonoridade da banda.
Rune Folgerø fala-nos da banda e do último álbum Binocular, do forte espírito musical que se vive na Noruega e apresenta-nos alguns valores futuros.


Para ler na íntegra no quiosque das entrevistas.

Sugestões de Peso #6

As melhores sugestões musicais, pela mão de Dico.

Prosseguindo o objectivo de oferecer aos nossos ouvintes/leitores a melhor selecção de livros, DVD’s e filmes sobre Metal, não esquecendo obviamente os CD’s (de preferência que se distingam pela originalidade) apresentamos nesta quinzena sete e-compilações nacionais para download gratuito. As primeiras cinco integram a série Círculo de Fogo, no âmbito do mítico programa radiofónico do mesmo nome, fundado e apresentado por Luís Filipe Neves.

Disponíveis para download em http://circulodefogo.inforzone.com/, os CD’s-compilação virtuais #1 Ataque, #2 Ritual, #3 Pulsar, # 4 Melomania e #5 Convergências reúnem o melhor que se faz no País em termos de música extrema, não esquecendo o Punk, o Rock, o Gothic, o Hardcore e o Rock/Metal Progressivo. Alguns importantes colectivos já extintos encontram-se igualmente representados, numa clara intenção de Neves em recuperar a memória da música pesada feita em Portugal.

De selecção musical exemplar, estas propostas destacam-se pelo empenho e profissionalismo do seu mentor. O bom gosto gráfico marca também as e-compilações Círculo de Fogo. Com efeito, as capas, contracapas e rótulos das obras são incluídas nos ficheiros compactados dos respectivos lançamentos, permitindo ao fã conferir um aspecto mais profissional às compilações, gravando-as para CD-R. O sexto volume, #6 Selvagem, encontra-se já em preparação, com lançamento aguardado para o final do ano.

Particularmente activa, a Irmandade Metálica (http://irmandademetal.17.forumer.com/) prepara já o terceiro volume das suas compilações online. Enquanto este não chega, os volumes I e II podem ser descarregados em www.megaupload.com/pt/?d=Y8L21ERI e www.megaupload.com/pt/?d=5GT6J779, respectivamente. A impressionante oferta musical, tanto em quantidade como em qualidade, prova bem o valor e dinamismo do underground metálico nacional.
Também muito completos e atractivos no que ao grafismo diz respeito (as capas, contracapas e rótulos das compilações também se encontram disponíveis nos ficheiros compactados), estes lançamentos deixam antever uma longa série de colectâneas que certamente marcarão a história do Metal português.

Quanto aos livros, proponho-vos esta quinzena Heavy Metal Islam: Rock, Resistance, and the Struggle for the Soul of Islam, de Mark Levine. Testemunho da ausência de direitos, liberdades e garantias básicas no Médio Oriente, o livro aborda as restrições a que música em geral e o Som Eterno em particular estão sujeitos nos países islâmicos. O autor entrevista músicos desde Marrocos ao Paquistão, incluindo muçulmanos, cristãos e judeus que, face à corrupção, repressão e violência a que muitos estão diariamente sujeitos, usam a música para exorcizar fantasmas, expressar opiniões e sobreviver às adversidades.

Mas o grau de independência é variável – por exemplo, enquanto os músicos e fãs israelitas não estão sujeitos a restrições (os próprios Orphaned Land são amplamente admirados pelos fãs árabes), os headbangers egípcios arriscam ser presos e torturados por usarem cabelo comprido. Certo é que, neste livro, os músicos citados lutam diariamente por reformas culturais, sociais, políticas e económicas profundas nos respectivos países. Aliás, o autor defende que, se encontrassem uma forma de cooperar com activistas religiosos progressistas e com a classe trabalhadora, estes músicos poderiam iniciar uma profunda revolução no mundo árabe. Utopia? O documentário Heavy Metal in Bagdad (www.heavymetalinbaghdad.com/), lançado em DVD e apresentado nos festivais internacionais de Toronto e Berlim mostra que a génese de algo importante estará a formar-se. Serão os iraquianos Acrassicauda, protagonistas do filme, a esperança do Metal no Médio Oriente? Fica a pergunta no ar.

Finalmente, True Norwegian Black Metal, do fotógrafo documentarista Peter Beste, que passou cinco anos a trabalhar no centro nevrálgico da cena Black Metal norueguesa. Fechada sobre si própria, apesar da notoriedade mundial que lhe conferiram os mediáticos assassínios, incêndios em igrejas, ideologias políticas extremistas e outras polémicas, esta peculiar cena exerce um enorme fascínio em muitos, inspirando a escrita de livros e reportagens, bem como a realização de filmes e documentários. Com efeito, Beste protagonizou nesta obra fotográfica uma impressionante viagem ao mais extremo e obscuro dos subgéneros de Metal, que também pode ser visualizada em www.vbs.tv/shows.php?search=True+Norwegian+Black+Metal (já sugerido anteriormente neste blog) no documentário com o mesmo nome, realizado pela VBS.TV. Duas obras essenciais para fãs e não só.

Texto: Dico

Rowan Atkinson - Invisible Drum Kit

A maior parte das pessoas conhecem-no como Mr. Bean. Mas Rowan Atkinson revela aqui um talento que talvez seja desconhecido do grande público: o de baterista. Quem sabe não figurará um dia na capa da Modern Drummer. Carisma não lhe falta.


Unnecessary Knowledge

Não tem nada a ver com música, tenho que admitir. Mas um pouco de conhecimento extra nunca fez mal a ninguém.
Para consultarem esta magnífica e completíssima colecção de inutilidades é só clicarem no seguinte link: unkno.com.

A propósito, sabiam que o australiano Graham Barker extraiu cotão do seu umbigo durante 18 anos, amontoando uma quantidade recorde? Barker espera conseguir juntar cotão do umbigo suficiente para encher uma almofada.

Dois grandes álbuns para o fim-de-semana chuvoso

São diferentes no estilo, mas iguais na monstruosidade musical e intensidade. Confesso que tenho prestado mais atenção ao Red Album (os Baroness têm qualquer coisa), mas este stoner que pisca o olho ao blues dos Dozer também é muito bom e altamente recomendável. Ouçam-nos com atenção.



Programa especial na Douro FM

Esta semana, os Thanatoschizo são os convidados especiais do Música de Peso. Zoom Code é o quarto álbum, numa altura em que a banda também comemora 10 anos de carreira. Motivos mais que suficientes para convidar a banda para uma entrevista - em directo - no sábado à tarde. O programa passará apenas na Douro FM (91.4), a partir das 15h.

PS - em princípio este programa não passará na Rádio Zero. Estar de partida para Espanha por um semestre tem transformado a minha vida num autêntico caos. Bem sei que o blog tem andado um bocado parado e nem playlists tenho postado, mas tratarei de modificar isso já a partir da próxima semana. Um muito obrigado a todos aqueles que têm ouvido e me dão apoio para continuar.