O primeiro death-grunt

É difícil dizer quem criou efectivamente o death-grunt. Muitos defendem que foi Tom G. Warrior, outros falam de Martin Van Drunen ou inevitavelmente de Jeff Becerra. Mas ninguém se lembra deste senhor, Jalacy J. Hawkins, também conhecido como Screaming Jay Hawkins.

Hawkins nasceu em Cleveland, a 18 de Julho de 1929 e morreu em Paris a 12 de Fevereiro de 2000. Inspirado na imagética e todo o universo lírico e também sonoro da magia negra africana, Hawkins era uma daquelas vozes enfeitiçadas e capaz de enfeitiçar, de uma forma única. Começou com "I Put A Spell On You" (1958) e só parou quando a morte chegou, com "Have I Got Blues For You" (2000).
Hawkins foi um daqueles artistas que marcou a diferença desde o início, precisamente com "I Put A Spell On You". É nesse álbum - e mais especificamente em alguns sons que Hawkins produzia com a sua garganta - que terá surgido a maior fonte de inspiração para o death-grunt, ou pelo menos para um grunt mais primitivo.

Hawkins viveu certamente à parte de toda esta teoria, mas ainda assim há que lhe atribuir o mérito de abrir novas portas e novos horizontes vocais. E há que lhe dar o mérito de escrever músicas tão boas como "I Put A Spell On You" (no vídeo) ou "Portrait Of A Men", só para citar duas. É uma voz essencial e inesquecível. Única, como só ele era capaz.

"I'd come out in a Scottish kilt, and I'd have these two small Carnation milk cans hanging off my chest, like tits. I sang 'Mama He Treats Your Daughter Mean' and the cans would be jiggling all over the place. Ruth Brown came to see me. She said, 'This is the only bitch who can sing my song better than me.'"


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