Sugestões de Peso #8

Ainda em formato mini, mas sempre com a mesma vontade e paixão, aqui vos apresento mais uma rubrica Sugestões de Peso, com um livro e um DVD em destaque.

Metal, Rock, and Jazz: Perception and the Phenomenology of Musical Experience, ambicioso estudo académico de Harris M. Berger, analisa quatro diferentes cenas musicais do estado norte-americano do Ohio entre 1992 e 1993: o Hard Rock e o Jazz Afro-americano em Cleveland, por um lado; e o Death Metal e o Jazz Euro-americano em Akron, mostrando como os executantes se relacionavam com o universo sonoro na criação de experiências musicais inovadoras.

Mas, ao contrário da perspectiva meramente académica da maioria dos estudos anglo-saxónicos sobre música, esta obra baseia-se num intenso trabalho empírico, baseado na observação participante, de que resultaram inúmeras entrevistas em profundidade. As descrições pormenorizadas do quotidiano dos bares de Metal e dos clubes de Jazz então existentes naquelas localidades certamente apaixonarão, também, os leitores.

Destaque para as entrevistas com Tim "Ripper" Owens, na época em início de carreira e mais tarde vocalista de bandas como Iced Earth e Judas Priest, que, a par de outros executantes, partilha algumas das suas mais importantes experiências enquanto músico, simultaneamente desafiando as noções tradicionais de harmonia e estrutura musical. Recorrendo a conceitos teórico-práticos, Berger mostra a percepção musical como algo intrínseco à sociedade, residindo nesta concepção um dos principais motivos de interesse da obra, incontornável dos pontos de vista artístico, social e lúdico.

Quanto ao DVD, apresento-vos esta quinzena Heavy Metal – Louder Than Life, um magnífico documentário sobre a história do Som Eterno que aborda os vários aspectos relacionados com o género – a música, os executantes, o visual, as letras, a componente social, etc.
Recorrendo a entrevistas com lendas vivas como James Hetfield (Metallica), Ronnie James Dio (Dio), Rob Halford (Judas Priest), Dee Snider (Twisted Sister), Scoot Ian (Anthrax) ou Jonathan Davis (Korn), o documentário inclui ainda uma perspectiva muito própria do universo do Metal elaborada por Dee Snider, uma cronologia do estilo desde os anos 60 até à actualidade e um guia de álbuns essenciais na história do Metal. Só não se compreende a omissão de bandas europeias dos anos 90 e 00. De qualquer forma, um documentário essencial.

Texto: Dico

0 Response to "Sugestões de Peso #8"