Sugestões de Peso #5

Com um dia de atraso, mas sempre altamente recomendáveis, chegam as Sugestões de Peso para esta quinzena. Da autoria de Dico.

Após umas férias retemperadoras, eis que vos trago mais sugestões musicais. Esta quinzena apresento-vos quatro bootlegs oficiais dos prog-metallers norte-americanos Dream Theater, com uma particularidade: cada álbum documenta um espectáculo temático em que o grupo tocou na íntegra um álbum clássico de ícones do Rock / Metal que influenciaram a obra do quinteto-maravilha.

Lançados no âmbito da Covers Series da Ytsejam Records (www.ytsejamrecords.com), editora do baterista Mike Portnoy que edita registos menos convencionais do grupo, estes itens de coleccionador não passarão despercebidos aos verdadeiros fãs dos Dream Theater.
Master of Puppets (Metallica), Made in Japan (Deep Purple), The Number of the Beast (Iron Maiden) e The Dark Side of the Moon (Pink Floyd, também disponível em DVD) são os álbuns retratados, com a maioria dos temas a ser fielmente executada em relação aos originais (uma das excepções é «Gangland», dos Iron Maiden, irreconhecível na sua toada jazzístico-baladesca).

De salientar que a versão áudio de The Dark Side of the Moon inclui um segundo disco, intitulado A Saucerful of Floyd, com versões de temas de outros álbuns do grupo, como The Wall e Wish You Were Here. No DVD podem encontrar-se extras como ensaios, entrevistas e imagens do soundcheck. Se adquirirem estes registos façam-no através do site da editora ou em lojas físicas ou online credíveis especializadas em raridades (já que não se encontram à venda nas lojas de discos tradicionais), visto existirem versões pirata de outros espectáculos em que estes álbuns foram executados mas que são vendidas como oficiais. Um exemplo é Dream of the Beast, um registo de má qualidade sonora que documenta a interpretação do clássico dos Iron Maiden.

Quanto aos livros, apresento-vos hoje duas propostas antagónicas do mesmo autor – o norte-americano Steven Blush, reputado jornalista, promotor e DJ.
A primeira, American Hardcore: A Tribal History relata o percurso do it yourself do Hardcore entre 1980 e 1986 no Sul da Califórina, São Francisco, Washington D.C., Boston, Nova Iorque e Texas. Nesta obra dá-se voz aos protagonistas incontestados da cena, desde os grupos suburbanos com influências de Metal (na época, a fusão de Metal com Hardcore resultou num novo subgénero, denominado Crossover), passando pelos grupos extremistas de skinheads, até aos músicos vegan, que faziam da filosofia straight edge e da luta anti-guerra e anti-droga as suas principais bandeiras.

American Hardcore: A Tribal History recupera a memória de uma cena underground particularmente rica, evocando aspectos sociais determinantes num período conturbado da história americana e da civilização ocidental no seu todo. O livro deu também origem a um documentário do mesmo nome (www.sonyclassics.com/americanhardcore), produzido e escrito pelo autor, também disponível em DVD.

No extremo oposto encontramos American Hair Metal, um livro dedicado ao Glam Metal, movimento mainstream surgido e glorificado na década de 80 mas hoje depreciativamente conhecido por Hair Metal. Não admira, porém. Na época, os músicos vestiam indumentárias femininas, usavam irreais quantidades de maquilhagem e exibiam penteados espampanantes. A diferença entre músico e travesti era ténue. Certo é que, graças ao visual andrógino, às baladas românticas e aos refrões easy listening estes grupos (quantos deles “fabricados” nos departamentos de A&R das majors) conheceram a glória planetária e alcançaram inigualável êxito entre as adolescentes.

Laca, glamour, sexo, álcool e drogas (ha, e Rock ‘n’ Roll, também) constituíam as palavras-chave destes colectivos. Mais visual do que literário (o enfoque do livro é, compreensivelmente, a fotografia) American Hair Metal apresenta uma breve história do género e curiosidades várias, deixando no leitor a vontade de (re) descobrir estes grupos, cuja qualidade não é passível de ser posta em causa. Uma boa viagem ao passado.

Texto: Dico

0 Response to "Sugestões de Peso #5"