Sugestões de Peso #9

De volta à normalidade, as Sugestões de Peso traduzem-se esta quinzena num Especial Livros, já que é sobre este formato que iremos incidir exclusivamente.

Parece que é desta: o eternamente aguardado e pornograficamente dispendioso Chinese Democracy, da Axl Rose Band…desculpem, dos Guns N’ Roses, chega às lojas a 23 deste mês. A notícia justifica, portanto, a inclusão de nada menos do que dois livros sobre o grupo de «Welcome to the Jungle» nesta rubrica.
Watch You Bleed: The Saga Guns N’ Roses, de Stephen Davis, documenta a história de um dos grupos mais famosos do Sunset Strip nos últimos 20 anos, com especial incidência na biografia de Rose. Na infância, a custódia do futuro vocalista seria retirada ao seu violento pai, tendo o rapaz, então conhecido pelo nome de baptismo, Bill Bailey, crescido numa casa profundamente religiosa de Indiana. Porém, os maus tratos continuaram - o padrasto batia-lhe sempre que Axl tocava canções dos Led Zeppelin ao piano. O rapaz abandona o liceu e, em fuga da polícia, chega a Los Angeles, em meio às batalhas de gangues. As biografias dos restantes membros do grupo são igualmente abordadas, em especial de Slash, um miúdo das ruas de Hollywood cuja mãe tivera uma relação com David Bowie.

A formação do grupo e a força que desde cedo o caracterizou, apesar das acusações de violação, consumo de drogas e outras formas de conduta anti-social, representa, como expectável, uma das mais interessantes partes do livro. Sem deixar pormenores ao acaso, o autor mergulha ainda na imensa estrada que Rose percorreu durante o absurdamente longo processo de composição/gravação de Chinese Democracy, não esquecendo o caminho de Slash, Duff McAgan e Matt Sorum nos Velvet Revolver. Um livro espantoso, que revela a verdadeira história do grupo, desde os clubes de Rock do Sunset Strip para os estádios do Mundo.

Por outro lado, Guns N' Roses Encyclopaedia é um compêndio pormenorizado, em que Mick O’Shea abrange todos os aspectos e épocas da história da banda. Nos vários capítulos encontramos informação variada sobre elementos antigos e actuais, canções, álbuns, discos piratas, concertos, festivais, eventos, amigos, inimigos e das relações com outras bandas.

Ilustrada por centenas de fotos, capas de discos, recortes e outros artefactos, a obra complementa Watch You Bleed, dando aos fãs um motivo extra para a ler. Apesar de 14 anos de silêncio discográfico e de apenas Rose se manter da formação original, uma coisa parece garantida: a dedicação dos fãs à banda revitalizou-se, como a euforia gerada em torno do lançamento de Chinese Democracy prova.

Raiz musical de milhões de fãs por todo o mundo, a New Wave of British Heavy Metal (NWoBHM), criada no final dos anos 70, gerou algumas das mais famosas bandas e álbuns na história da música em geral e do Metal em particular. The New Wave of British Heavy Metal Encyclopedia, de Malc Mcmillan, documenta precisamente a influência exercida em todo um género, que na última década se revitalizou.

Nesta obra os fãs irão descobrir onde e como tudo começou, bem como porque só alguns nomes sobreviveram. As entradas individuais abrangem desde os líderes incontestados do movimento (Iron Maiden, Saxon, Def Leppard) até obscuros grupos rapidamente esquecidos como Stormqueen ou Masterstroke. Em todos os casos são apresentadas discografias que constituem guias especialmente atractivos para os coleccionadores. Rico em ilustrações, de onde se destacam várias fotos inéditas, reproduções de capas de álbuns e material de concertos, o livro inclui ainda importantes contribuições de músicos-chave do movimento mais glorificado pelos verdadeiros fãs de Metal. História pura, num volume essencial para leigos e conhecedores.

Da Old School vamos directos para a New School, vertente Nu Metal, que, apesar de morta e enterrada, marcou a segunda metade dos anos 90 e parte da presente década na música extrema. Nu-Metal: The Next Generation of Rock and Punk lança um olhar alfabeticamente organizado (ou não fosse este livro também uma enciclopédia) sobre um subgénero inusitadamente odiado.

No total, inclui mais de 100 grupos inseridos no Rap Rock, Rap Metal, Funk Metal, Punk/Hardcore ou Metal Industrial. Dos Limp Bizkit, Korn, Slipknot, Deftones, Papa Roach ou Linkin Park, passando pelos Marilyn Manson, Soulfly, Tool, Amen, At the Drive-In e System of a Down, até aos pioneiros do género - Primus, Faith No More, Rage Against the Machine ou Biohazard –, nenhuma banda importante é esquecida. De facto, o contributo dos One Minute Silence, A Perfect Circle, Coal Chamber, Orgy, Alien Ant Farm, Godsmack e Videodrome para o género é recompensado nesta obra de Joel McIver, que mergulha o leitor nas raízes profundas do Nu Metal. Amem-no ou odeiem-no, ele já cá esteve e marcou o Som Eterno de forma indelével.

Texto: Dico

0 Response to "Sugestões de Peso #9"