Sugestões de Peso #1

Estreamos hoje a rubrica “Sugestões de Peso”, onde quinzenalmente iremos sugerir alguns discos recém-editados (ou quase), nacionais e internacionais; bem como dois livros sobre música.

Abrimos o espaço de hoje com o álbum Praises to the War Machine, o primeiro registo a solo de Warrel Dane, vocalista dos Nevermore. Neste disco o músico preserva a essência da abordagem musical, estética e lírica do grupo que fundou em 1991. No entanto, adiciona ambiências de Rock Alternativo / Pós-Grunge, tão características de Seattle, mas aqui revestidas de um peso esmagador. Dos 12 temas disponíveis («Everything is Fading» é o 13º da edição limitada) destacamos «When We Pray», «Messenger», «Your Chosen Misery» e «The Day the Rats Went to War». Referência ainda às covers de "Lucretia My Reflection" (dos Sisters of Mercy) e "Patterns" (de Paul Simon). Dane faz-se acompanhar no álbum dos guitarristas Matt Wicklund (ex-Himsa) e Peter Wichers, do baixista Jim Sheppard (seu companheiro nos Nevermore) e do baterista Dirk Verbeuren, assegurando também prestações de alguns convidados. Jeff Loomis, guitarrista dos Nevermore; e James Murphy (ex-Obituay, etc.) encontram-se em destaque. Pleno de técnica, peso e melodia, Praises to the War Machine é de escuta obrigatória.

Global Warning é o terceiro e mais recente álbum da Jon Oliva’s Pain, banda a solo do fundador dos históricos Savatage. Tal como no anterior Maniacal Renderings, Global Warning apresenta canções retrabalhadas e regravadas que Jon havia composto com o irmão, Chris, tragicamente desaparecido em 1993. A orientação épica e orquestral que o músico tão bem empresta ao seu trabalho reveste-se neste álbum de uma ambiência seventies bastante mais vincada. Aliás, a influência de bandas como os Queen ou os Deep Purple está bem presente em temas como «Global Warning» ou «Look at the World».
Mais calmo, melódico e orientado para o Rock Clássico do que os dois anteriores registos, Global Warning agradará aos fãs habituais de Jon Oliva, apresentando ainda potencial suficiente para conquistar admiradores nas faixas etárias superiores aos 40/50 anos. Melódico e intenso, mas simultaneamente simples e complexo, este álbum marcará certamente a carreira de Oliva.
De referir ainda que Ralph Santolla, guitarrista dos OBITUARY (ex-Deicide, Death e ICcede Earth) aparece como convidado nos temas «Adding the Cost» e «You'll Never Know».

Quanto aos livros, começamos por falar de Choosing Death – The Improbable History of Death Metal and Grindcore. Escrito por Albert Mudrian, jornalista profissional e editor desde 2004 da revista norte-americana “Decibel”, o livro aborda as raízes destes géneros musicais, estabelecidas na vaga Punk do final dos anos 70. Desde o Grind britânico, passando pelo Death Metal brutal da Florida ou o Death melódico da Suécia, terminando nas sonoridades modernas praticadas por bandas como os Arch Enemy ou Hate Eternal, a retrospectiva histórica apresentada na obra não poderia ser mais completa.
Detalhado, intenso e muito bem escrito, Choosing Death apresenta declarações inéditas de figuras centrais na história do Death/Grind: músicos, produtores, A&R’s e outras personalidades sem as quais o género não seria o que é hoje. Uma obra de leitura essencial para fãs de música extrema que desejem aprofundar os seus conhecimentos musicais.

Finalmente, The Dirt – Confessions of the World’s Most Notorious Rock Band, a biografia oficial dos norte-americanos Mötley Crüe. Escrito pelo jornalista do “New York Times” Neil Strauss com o auxílio da banda, managers, promotores e representantes da editora, o livro aborda em pormenor a infância e juventude dos membros do grupo, bem como a formação, ascenção e queda do mesmo. The Dirt é um hino ao deboche, toxicodependência, alcoolismo, violência, insanidade, êxito e desgraça que foram as vidas de Vince Neil (voz), Mick Mars (guitarra), Nikki Sixx (baixo) e Tommy Lee (bateria), separadas ou em conjunto, até ao final dos anos 90. Da vertigem do êxito planetário às tragédias pessoais tudo é minuciosa e despudoradamente relatado nesta obra essencial.


por Dico.


0 Response to "Sugestões de Peso #1"