A partir de sábado - 91.5 FM

Pois é, o Música de Peso vai passar a ser transmitido em FM, mais precisamente na Douro FM (91.5).



É uma rádio regional, com transmissão limitada à zona do Douro e pode ser encontrada em 91.5 FM. Na Douro FM, o programa vai passar aos sábados, das 15H às 16H (estreia dia 2 de Agosto) e aos domingos na Rádio Zero às 18H, como sempre. O podcast, esse poderá ser sempre encontrado aqui no tasco.

Programa #20

No passado domingo cumpriram-se 20 programas. Além de um estúdio diferente (obrigado à Douro FM, que gentilmente me vai ceder o estúdio para o programa continuar), foi também um programa de memória e homenagem.

Kris Angylus terá mesmo falecido em Abril deste ano. Depois de muitos rumores e muitas incertezas, só em Julho se confirmou o pior. Angylus faleceu por causas que permanecem misteriosas. Os The Angelic Process são o seu maior legado e o fruto maior da sua imaginação e criatividade. A música de Angylus é um drone/shoegaze onírico, um autêntico Resonance of Goodbye. RIP

#1 The Angelic Process - The Resonance of Goodbye (Weighing Souls With Sand, 2007)
#2 Accept - London Leatherboys (Balls To The Wall, 1983)
#3 Melvins - Suicide In Progress (Suicide In Progress, 2008)
#4 Valient Thorr - Parable of Daedalus (Immortalizer, 2008)
#5 Cult Of Luna - Mire Deep (Eternal Kingdom, 2008)
#6 Malevolent Creation - Serial Dementia (Envenomed, 2000)
#7 Malevolent Creation - Viral Release (Envenomed, 2000)
#8 Gehenna - A Witch Is Born (Seen Through the Veils of Darkness (The Second Spell), 1995)
#9 Extreme Noise Terror - Icon Of Guilt (Damage 381, 1997)
#10 Extreme Noise Terror - Show Us You Care (Holocaust In Your Head, 1989)
#11 Emancer - Moron (Twilight and Randomness, 2008)


Para todos aqueles que não ouviram, aqui está o podcast, é só clicar.

ATP's Nightmare Before Christmas 2008 - cartaz

O festival, que acontece em Dezembro em Inglaterra, e este ano tem como "padrinhos" os Melvins e Mike Patton vai ter o seguinte cartaz (de sonho).

CURATED BY MELVINS
Kill Me Tomorrow
Mastodon
Melvins
Isis
Neil Hamburger
Dälek
Big Business
The Dirtbombs
The Black Heart Procession
Torche
J.G. Thirlwell's Manorexia

CURATED BY MIKE PATTON
Farmers Market
Bohren Und Der Club Of Gore
Fantômas (performing The Director's Cut)
The Locust
Zu

Programa #19 - Entrevista com Concealment

Demorou, mas chegou o podcast do último programa, em que contei com o David Jerónimo (baterista) e Filipe Correia (vocalista e guitarrista), dos Concealment.

Foi uma hora extremamente divertida e bem à vontade, em que falámos da história, das influências e do presente e futuro dos Concealment.

Para ouvirem cliquem aqui.

Sugestões de Peso #3

Chegando mais uma quinzena, chegam também mais recomendações de Dico.

As limitações de tempo são implacáveis, pelo que esta quinzena irei apresentar-vos exclusivamente livros, neste caso duas obras-primas.

A primeira aborda o seminal movimento Black Metal noruguês, cuja face mais insana e violenta foi motivo de notícia nos órgãos de comunicação social europeus e norte-americanos no início dos anos 90. Três bandas assumiram o protagonismo dos mediáticos acontecimentos: Emperor, Mayhem e Burzum. Os primeiros devido ao assassinato de um homossexual às mãos do baterista, Bård "Faust" Eithun, e ao envolvimento do guitarrista, Samoth (bem como de vários cúmplices), nos fogos postos em dezenas de igrejas. Por outro lado, os Mayhem ascenderiam ao estatuto de lenda com o suicídio do vocalista, Dead, seguido pelo homicídio de Øystein "Euronymous" Aarseth, guitarrista, perpetrado por Varg Vikernes, mentor dos Burzum.

Híbrido de reportagem e investigação sociológica, Lords of Chaos – The Bloody Rise of the Satanic Metal Underground explica e analisa de forma exaustiva estes acontecimentos, profundamente enraizados no extremismo político e religioso dos seus protagonistas. Publicada em 1998, a obra seria objecto desta edição revista e aumentada cinco anos mais tarde, na qual se alude ainda ao homicídio do estudante Sandro Beyer por Hendrik Möbus, baterista dos alemães Absurd.

Magistralmente escrito pelo jornalista norte-americano Michael Moynihan (fundador e vocalista dos Blood Axis) em parceria com o autor norueguês Didrik Søderlind, Lords of Chaos – The Bloody Rise of the Satanic Metal Underground venceria ainda o Firecraker Award na categoria de "Melhor Livro de Música", dando também origem a um filme actualmente em produção, com realização de Hans Fjellestad. Porque há acontecimentos que não devemos esquecer.


Finalmente, Tour: Smart: and Break the Band, a bíblia incontestada para qualquer banda que pretenda conhecer o mundo das digressões e fazer-se à estrada minimizando a infinidade de eventuais imprevistos e problemas. Magistralmente escrito por Martin Atkins, antigo baterista de bandas como P.I.L., Killing Joke, Nin Inch Nails ou Ministry, Tour: Smart: and Break the Band apresenta-nos 564 páginas de preciosos conselhos, testemunhos, dicas e truques sobre planeamento de rotas, transportes, contactos com promotores e jornalistas, roadies, escolha das salas e cidades onde actuar, realização de orçamentos, agendamento de espectáculos, marketing, contratos, sexo seguro, utilização ponderada de álcool e drogas, etc.

O autor recorre sempre a exemplos, imagens, fotos, mapas, gravuras, esquemas e outras ferramentas gráficas imprescindíveis a uma rápida e eficaz compreensão da mensagem. O destaque a negrito, nas margens, de frases-chave, constitui outra estratégia bem conseguida. Extremamente organizado, Tour: Smart: and Break the Band não esquece o mais ínfimo pormenor que, para um colectivo em início de carreira, poderá revelar-se catastrófico. Mas, ciente de que esta obra não é definitiva, Atkins criou o site www.stouring.com, com actualizações ao livro e um participadíssimo fórum. Leitor, se tem uma banda e planeia levá-la para a estrada não necessita de aprender com os seus próprios erros - aprenda com os do autor.
Texto: Dico

Pérola da Semana #2 - Black metal prank call

Sou um fã tão grande de black metal como de prank calls. E esta é provavelmente a melhor que ouvi.


Pérola da Semana - Bad Brains Banned in DC @ CBGB's 1982

A qualidade do som não é a melhor e o vídeo de 1982 também não deve ter sofrido a melhor das restaurações. Mas dá para perceber o verdadeiro caos que se instala quando os Bad Brains (rastafarians com uma grande panca por hardcore) começam a tocar.


Faithfull fazem sucesso no Japão

Quando se fala em bandas portuguesas com sucesso lá fora, pensa-se invariavelmente nos Moonspell. Felizmente, são várias as bandas que mostram que a cena portuguesa tem muito mais para mostrar e para vencer além-fronteiras.

Um excelente exemplo disto são os Faithfull, que de acordo com a prestigiada revista Japonesa BURRN! (#8 - Agosto 2008), o novo álbum "Horizons" atingiu o 3º lugar na tabela dos álbuns de Rock/Hard Rock mais importados no Japão.

Da parte do Música de Peso, ficam os parabéns e desejos de maior sucesso e que continuem a crescer um pouco por todo o mundo, a levar o que de melhor se faz neste jardim à beira-mar plantado.





Caos Emergente 2008 - confirmações finais!

Malevolent Creation, Coldworker, Desire e Molestia são as novas e últimas confirmações para o excelente Caos Emergente deste ano, que irá acontecer nos dias 12, 13 e 14 de Setembro, na freguesia de Recarei, Paredes.

É este o cartaz final:


Esta semana já há programa...e com convidados!

Para celebrar o regresso aos programas nesta semana, vamos contar com a presença dos Concealment, uma das bandas mais inovadoras e refrescantes do panorama nacional.

Para quem não os conhece, aqui fica uma breve introdução: formaram-se em 1995 e gostavam muito de Death, Cynic e death-metal muito técnico. Passaram por fases de renovação de line-up e de sonoridade, lançando várias demos e EP's bem entusiasmantes. Em 2007 lançaram o tão aguardado primeiro álbum, Leak, onde é possível ouvir todas as influências que vieram dos anos 90 e também algo com um cheirinho a Dillinger Escape Plan e outras coisas refrescantes. De resto, o sucessor de Leak está já a ser preparado.

Tudo isto e muito mais serão excelentes temas de conversa.
Para ouvir, este domingo, às 18h, sempre na Rádio Zero.

Esta semana não há programa!

Este final de semana valeu bem a pena. Está de parabéns o Oeiras Alive!, que apenas ao segundo ano de edição marca uma posição muito forte na lista de melhores festivais internacionais. Ter em três dias três lendas da música, não é para todos. Rage Against The Machine, Bob Dylan e Neil Young, acima de todos os outros - sendo que muitos foram agradáveis surpresas - apresentaram-se como se a idade lhes passasse ao lado e mostraram que fazer música com qualidade não é, definitivamente, para todos. Estão de parabéns!

Infelizmente, durante o concerto de RATM, no meio do moshpit, alguém me fez uma entrada assassina no tornozelo, deixando-o em muito mau estado. A coxear e com muitas dores, vi o Bob Dylan e pensava que ia ter uma noite bem sossegada, quando um elefante australiano caiu das costas do namorado directamente para cima do meu já magoado tornozelo, agravando ainda mais a lesão (e em vez de desculpas, o senhor aproveitou-se de eu estar no chão queixoso para se apoiar em mim e voltar a pôr o mamute às costas). A minha sorte foi que o concerto de Neil Young acabou por não ter incidentes, mas no entanto a mazela continua a fazer-se sentir. Assim - e também por um misto de preguiça e cansaço - acabei por não conseguir ir até ao estúdio e este domingo fecho-me em casa a recuperar (espero que depressa), desta lesão. Vou aproveitar para ouvir mais algumas coisas - certamente relembrar Dylan e Young - e começar a preparar o programa do próximo domingo.

A todos os ouvintes, um sincero pedido de desculpas, prometo que na próxima semana estarei de volta, totalmente recuperado e com uma playlist de ouvir e chorar por mais.

Esta semana podem (re)ouvir o programa da semana passada, cuja playlist pode ser encontrada aqui.

Keep on Rocking in the Free World!

Caos Emergente 2008: cancelamentos à vista

De repente parece moda cancelar concertos em Portugal. Desta feita, a moda atingiu o Caos Emergente, que perdeu Extreme Noise Terror, Filii Nigrantium Infernalium e Desecration. A organização anuncia que vai agora procurar os substitutos e em breve explicará porque é que se verificaram os cancelamentos.

Fica o comunicado oficial da organização:

"Cabe-nos a nós aparecer para o bem e para o mal e cá estamos para comunicar que as bandas Extreme Noise Terror, Desecration e Filli Nigratium Infernalium já não pertencem ao cartaz do Caos Emergente 2008.

As razões que levaram a estes cancelamentos são de várias naturezas, pelo que não vamos aqui explicar detalhadamente o que se passou com cada banda. Infelizmente num cartaz com tantas bandas há sempre circunstâncias incontornáveis que nos obrigam a trazer más notícias.

Estamos a trabalhar nas substituições há algumas semanas e brevemente teremos novidades que segundo o nosso entendimento enriquecerão ainda mais o cartaz do Caos Emergente 2008.
Portanto, não desesperem!"

Alliance Festival - cartaz fechado

Depois de muita espera - e até alguma especulação sobre a vinda de Carcass ou At The Gates - o cartaz do Alliance Festival está finalmente fechado. Kalashnikov, Moonspell (que chegaram a desmentir a sua confirmação em entrevista no RUA FM) e Finntroll (resgatados ao falhanço LBL) foram as últimas confirmações.

Aquele que se propõe a ser "o maior festival de metal em território nacional", vai decorrer entre os dias 8 e 9 de Agosto no Pavilhão dos Lombos (Carcavelos) e as bandas estarão assim organizadas (ainda não há horários das actuações):

Dia 8


Shadowsphere
Kalashnikov
3 Inches of Blood
Exodus
Finntroll
Moonspell





Dia 9


Echidna
Blacksunrise
We Are The Damned
Marduk
Anathema
Arch Enemy

Sugestões de Peso #2

Nova quinzena, nova rubrica “Sugestões de Peso”.

Sem mais demoras, comecemos pelo magnífico álbum de estreia dos nacionais Arte Sacra, Formula. Há muito aguardado, este registo de puro Death Metal técnico e progressivo na linha dos Cynic, Pestilence ou Death apresenta nove temas soberbamente executados, de que se destacam “The Shores of the Cosmic Ocean”, “Voyage at the Other Side of Time”, “Regression” e “Recreation of Man” (pena que o álbum não inclua temas da excelente maqueta de estreia, Land Divine, de 1999).

Numa inteligente estratégia comercial visando uma rápida e eficaz distribuição do álbum, a Lad Records, responsável pelo lançamento de Formula, colocou-o à venda para download pago nas principais plataformas de venda de música na Internet (iTunes, Emusic, Napster, FNAC Digital, etç), não esquecendo a página oficial da banda (www.arte-sacra.org/). Resta saber se o quarteto terá, em Portugal e no estrangeiro, o merecido reconhecimento porque, indiscutivelmente, Formula é, a par de Eye M God (dos Sacred Sin), o mais importante registo de Death Metal técnico e progressivo alguma vez lançado em terras lusas.

Também os suecos Opeth começaram por lançar digitalmente Watershed, o seu nono álbum de estúdio. Disponível a 19 de Maio na loja online do iTunes, o disco (que assinala a estreia do guitarrista Fredrik Åkesson e do baterista Martin Axenrot) teria lançamento físico a nível mundial semanas depois.

Em Watershed o quinteto eleva ao extremo o conceito de “progressivo” como o entendemos, tocando sem pudor os opostos. A beleza de «Coil» e a brutalidade de «Heir Apparent», por exemplo, mostram-nos faces distintas do grupo que, não sendo inteiramente estranhas aos fãs, se revelam de forma ainda mais crua e explícita. Mas é nos blastbeats e vocalizações limpas no início de «The Lotus Eater», a terceira peça, que os contrastes mais se evidenciam, num álbum em que a introdução de novos elementos sonoros é evidente como nunca e à qual os novos músicos não serão alheios.

Em destaque, além dos referidos «Coil», «Heir Apparent» e «The Lotus Eater», «Porcelain Heart» e «Hessian Peel». Um álbum de escuta obrigatória para todos quantos gostam de boa música, soberbamente composta e ainda melhor executada.

No que aos livros se refere, apresentamo-vos hoje nada menos do que seis obras. É isso mesmo. Baseada na megalómana enciclopédia online Rock Detector (www.rockdetector.com), a série de livros A to Z, escrita pelo jornalista neo-zelandês Garry-Sharpe Young e lançada pela Cherry Red Books, apresenta já seis enciclopédias temáticas dedicadas a outros tantos subgéneros de Metal, encontrando-se outras em preparação.

Os conteúdos, originalmente publicados no site (que permanece em constante actualização), apresentam um elevado grau qualitativo e uma enorme diversidade. Fotos inéditas ou pouco conhecidas são um dos inúmeros atractivos deste gigantesco mas riquíssimo empreendimento.

A to Z of ‘80s Rock, A to Z of Power Metal (inclui CD com diversas faixas), A to Z of Thrash Metal (inclui CD gratuito com 17 temas), A to Z of Doom, Gothic & Stoner Metal, A to Z of Death Metal e A to Z of Black Metal são os volumes já editados e que, conforme os ouvintes / leitores do Música de Peso poderão constatar, abrangem uma ampla variedade de subgéneros. Absolutamente fundamental para conhecer e compreender as raízes, a história e os ícones do Metal, esta série de obras constitui um imenso manancial de informação, que certamente não passará despercebido aos fãs.


Texto: Dico

Programa #18

Foram estas as músicas que se fizeram ouvir durante a mais recente emissão do Música de Peso:

#1 Danzig - Tired of Being Alive (II: Lucifuge, 1990)
#2 Prong - Pure Ether (Power of the Damager, 2007)
#3 Concealment - The Coil (Leak, 2007)
#4 Switchtense - Infected Blood (Confrontation of Souls, 2008)
#5 Keep of Kalessin - Warmonger (Kolossus, 2008)
#6 Disillusion - Fall (Back to Times of Splendor, 2004)
#7 Amenra - Razoreater (Mass IIII, 2008)
#8 Nachtmystium - Abstract Nihilism (Intinct: Decay, 2006)
#9 Nachtmystium - Ghost Of Grace (Assassins: Black Meddle Pt. 1, 2008)
#10 Klimt 1918 - Nightdriver (Dopoguerra, 2006)

Muitas novidades e recordações poderosas.
Para os menos afortunados que não seguiram a emissão na hora regular, aqui fica o link salvador. Cliquem aqui por favor.

Breves

Dico acaba de me informar que "o 5º volume da compilação online Círculo de Fogo vai incluir o tema Life is for the Living, dos Dinosaur. Vai estar disponível em breve." O regresso de uma excelente compilação e com um tema dos Dinosaur. Como diz o outro, porreiro pá!

Outra breve, mas muito boa e aguardada notícia: os Bloody Tears, colectivo de black-metal progressivo de Guimarães, vai regressar aos palcos. Este regresso irá acontecer no Vimaranes Metallvm Fest II, no dia 8 de Novembro de 2008. Esta é a segunda edição do festival, que se realizará na Sede dos Trovadores do Cano, em Guimarães.
Além dos Bloody Tears, estão também confirmados os The Ransack, Decrepidemic e Daemogorgon.


Obscurii Lunae procuram novos membros

"Com o intuito de compor novos temas, tocar ao vivo e gravar novas faixas, a banda de Black Metal oriunda de Lisboa Obscurii Lunae encontra-se à procura de novos elementos para guitarra e baixo.
A banda já possui um estúdio na zona da Bobadela onde ensaia todos os fins de semana, pelo que a disponibilidade dos futuros integrantes teria que ser obrigatória, para pelo menos, nesta data.

Por agora, os Obscurii Lunae contam com os seguintes elementos:
FRIMOST - Teclas
NAZGUL - Bateria
LORD BAALBERITH - Voz
WOLFCLAW - Guitarra

Como já dizia Ace Quorthon (Rip) queremos apenas músicos que sejam eles mesmos.

Dentro em breve a banda irá enviar mais informações sobre o futuro próximo deste projecto obscuro.

Quem se quiser candidatar a um dos lugares disponíveis pode enviar um mail para:
contaobscura@gmail.com

Mais informações sobre os Obscurii Lunae em:
Obscurii Lunae at MySpace

Discografia da banda: Ruína Granítica (Demo) - Hell Unleashed Records; 2006"

Obscurii Lunae Management
SUPORT THE UNDERGROUND