Sugestões de Peso #2

Nova quinzena, nova rubrica “Sugestões de Peso”.

Sem mais demoras, comecemos pelo magnífico álbum de estreia dos nacionais Arte Sacra, Formula. Há muito aguardado, este registo de puro Death Metal técnico e progressivo na linha dos Cynic, Pestilence ou Death apresenta nove temas soberbamente executados, de que se destacam “The Shores of the Cosmic Ocean”, “Voyage at the Other Side of Time”, “Regression” e “Recreation of Man” (pena que o álbum não inclua temas da excelente maqueta de estreia, Land Divine, de 1999).

Numa inteligente estratégia comercial visando uma rápida e eficaz distribuição do álbum, a Lad Records, responsável pelo lançamento de Formula, colocou-o à venda para download pago nas principais plataformas de venda de música na Internet (iTunes, Emusic, Napster, FNAC Digital, etç), não esquecendo a página oficial da banda (www.arte-sacra.org/). Resta saber se o quarteto terá, em Portugal e no estrangeiro, o merecido reconhecimento porque, indiscutivelmente, Formula é, a par de Eye M God (dos Sacred Sin), o mais importante registo de Death Metal técnico e progressivo alguma vez lançado em terras lusas.

Também os suecos Opeth começaram por lançar digitalmente Watershed, o seu nono álbum de estúdio. Disponível a 19 de Maio na loja online do iTunes, o disco (que assinala a estreia do guitarrista Fredrik Åkesson e do baterista Martin Axenrot) teria lançamento físico a nível mundial semanas depois.

Em Watershed o quinteto eleva ao extremo o conceito de “progressivo” como o entendemos, tocando sem pudor os opostos. A beleza de «Coil» e a brutalidade de «Heir Apparent», por exemplo, mostram-nos faces distintas do grupo que, não sendo inteiramente estranhas aos fãs, se revelam de forma ainda mais crua e explícita. Mas é nos blastbeats e vocalizações limpas no início de «The Lotus Eater», a terceira peça, que os contrastes mais se evidenciam, num álbum em que a introdução de novos elementos sonoros é evidente como nunca e à qual os novos músicos não serão alheios.

Em destaque, além dos referidos «Coil», «Heir Apparent» e «The Lotus Eater», «Porcelain Heart» e «Hessian Peel». Um álbum de escuta obrigatória para todos quantos gostam de boa música, soberbamente composta e ainda melhor executada.

No que aos livros se refere, apresentamo-vos hoje nada menos do que seis obras. É isso mesmo. Baseada na megalómana enciclopédia online Rock Detector (www.rockdetector.com), a série de livros A to Z, escrita pelo jornalista neo-zelandês Garry-Sharpe Young e lançada pela Cherry Red Books, apresenta já seis enciclopédias temáticas dedicadas a outros tantos subgéneros de Metal, encontrando-se outras em preparação.

Os conteúdos, originalmente publicados no site (que permanece em constante actualização), apresentam um elevado grau qualitativo e uma enorme diversidade. Fotos inéditas ou pouco conhecidas são um dos inúmeros atractivos deste gigantesco mas riquíssimo empreendimento.

A to Z of ‘80s Rock, A to Z of Power Metal (inclui CD com diversas faixas), A to Z of Thrash Metal (inclui CD gratuito com 17 temas), A to Z of Doom, Gothic & Stoner Metal, A to Z of Death Metal e A to Z of Black Metal são os volumes já editados e que, conforme os ouvintes / leitores do Música de Peso poderão constatar, abrangem uma ampla variedade de subgéneros. Absolutamente fundamental para conhecer e compreender as raízes, a história e os ícones do Metal, esta série de obras constitui um imenso manancial de informação, que certamente não passará despercebido aos fãs.


Texto: Dico

0 Response to "Sugestões de Peso #2"