Sugestões de Peso #3

Chegando mais uma quinzena, chegam também mais recomendações de Dico.

As limitações de tempo são implacáveis, pelo que esta quinzena irei apresentar-vos exclusivamente livros, neste caso duas obras-primas.

A primeira aborda o seminal movimento Black Metal noruguês, cuja face mais insana e violenta foi motivo de notícia nos órgãos de comunicação social europeus e norte-americanos no início dos anos 90. Três bandas assumiram o protagonismo dos mediáticos acontecimentos: Emperor, Mayhem e Burzum. Os primeiros devido ao assassinato de um homossexual às mãos do baterista, Bård "Faust" Eithun, e ao envolvimento do guitarrista, Samoth (bem como de vários cúmplices), nos fogos postos em dezenas de igrejas. Por outro lado, os Mayhem ascenderiam ao estatuto de lenda com o suicídio do vocalista, Dead, seguido pelo homicídio de Øystein "Euronymous" Aarseth, guitarrista, perpetrado por Varg Vikernes, mentor dos Burzum.

Híbrido de reportagem e investigação sociológica, Lords of Chaos – The Bloody Rise of the Satanic Metal Underground explica e analisa de forma exaustiva estes acontecimentos, profundamente enraizados no extremismo político e religioso dos seus protagonistas. Publicada em 1998, a obra seria objecto desta edição revista e aumentada cinco anos mais tarde, na qual se alude ainda ao homicídio do estudante Sandro Beyer por Hendrik Möbus, baterista dos alemães Absurd.

Magistralmente escrito pelo jornalista norte-americano Michael Moynihan (fundador e vocalista dos Blood Axis) em parceria com o autor norueguês Didrik Søderlind, Lords of Chaos – The Bloody Rise of the Satanic Metal Underground venceria ainda o Firecraker Award na categoria de "Melhor Livro de Música", dando também origem a um filme actualmente em produção, com realização de Hans Fjellestad. Porque há acontecimentos que não devemos esquecer.


Finalmente, Tour: Smart: and Break the Band, a bíblia incontestada para qualquer banda que pretenda conhecer o mundo das digressões e fazer-se à estrada minimizando a infinidade de eventuais imprevistos e problemas. Magistralmente escrito por Martin Atkins, antigo baterista de bandas como P.I.L., Killing Joke, Nin Inch Nails ou Ministry, Tour: Smart: and Break the Band apresenta-nos 564 páginas de preciosos conselhos, testemunhos, dicas e truques sobre planeamento de rotas, transportes, contactos com promotores e jornalistas, roadies, escolha das salas e cidades onde actuar, realização de orçamentos, agendamento de espectáculos, marketing, contratos, sexo seguro, utilização ponderada de álcool e drogas, etc.

O autor recorre sempre a exemplos, imagens, fotos, mapas, gravuras, esquemas e outras ferramentas gráficas imprescindíveis a uma rápida e eficaz compreensão da mensagem. O destaque a negrito, nas margens, de frases-chave, constitui outra estratégia bem conseguida. Extremamente organizado, Tour: Smart: and Break the Band não esquece o mais ínfimo pormenor que, para um colectivo em início de carreira, poderá revelar-se catastrófico. Mas, ciente de que esta obra não é definitiva, Atkins criou o site www.stouring.com, com actualizações ao livro e um participadíssimo fórum. Leitor, se tem uma banda e planeia levá-la para a estrada não necessita de aprender com os seus próprios erros - aprenda com os do autor.
Texto: Dico

0 Response to "Sugestões de Peso #3"