Head Control System

Ainda não sei como é que deixei passar esta dupla ao lado, nos idos de 2006.

Os Head Control System são uma dupla de metal alternativo constituída por Kristoffer Rygg e Daniel Cardoso. Se Kristoffer Rygg dispensa apresentações - Ex-Arcturus, Ex-Borknagar e actualmente nos Ulver, é também conhecido por Garm - o mesmo talvez não se possa dizer de Daniel Cardoso. Bem, pelo menos para os mais desatentos. Daniel tem apenas 27 anos, mas no seu currículo apresenta já inúmeras participações como produtar, baterista, vocalista e guitarrista. Foi ele o baterista dos lisboetas SiriuS, que chegaram a assinar contrato com a Nuclear Blast.

Nos Head Control System, Daniel Cardoso assume o papel principal: é multi-instrumentalista, produtor e escritor. Kristoffer Rygg dá voz às excelentes músicas, de uma forma sempre característica, igual a ele próprio - é dos vocalistas mais versáteis no metal actual. As influências de Meshuggah e Tool são facilmente perceptíveis, ainda que escondidas debaixo de uma estrutura e maneiras de tocar próprias. Vale a pena escutar até a cover que a banda fez de "Kiss From a Rose", o hit de Seal.


Ainda vão a tempo de ouvir este disco, o facto de ser bastante crossover torna-o ligeiro e intemporal. As músicas são fáceis de ouvir e são bastante agradáveis. E depois, depois temos Garm a cantar e um dos músicos mais talentosos da presente geração em Portugal.

2 Response to "Head Control System"